Pular para o conteúdo principal

Mestre Ambrósio lança "Pela Janela", primeira música em 23 anos

 

Ouvir "Pela Janela" é como andar por um caminho conhecido em que a paisagem desperta a sensação de conforto e aconchego. Por mais que essa afirmação soe nostálgica, a sonoridade da canção não se prende ao passado e mira o hoje em direção ao que está por vir. Trata-se da primeira música do Mestre Ambrósio em 23 anos – o último lançamento do grupo pernambucano havia sido o álbum Terceiro Samba (2001). Não à toa, "Pela Janela" – com produção musical de Mazinho Lima e Mauricio Bade, integrantes da banda – chega aos aplicativos de áudio nesta época do ano, mais precisamente no dia 14 de junho (ouça aqui), já que a faixa é um xote daqueles ideais para as festividades de junho.

Crédito: Fiteiro - @fiteiro.tv

O Mestre Ambrósio ficou duas décadas longe dos palcos e se reuniu, em 2022, para celebrar os 30 anos do movimento Manguebeat (um dos mais influentes da música brasileira) e também os 30 anos de existência da banda. Retomar os encontros com o público antigo e enxergar novos rostos na plateia foi essencial para a faísca que resultaria na canção "Pela Janela". "Os shows trazem muitas possibilidades de experimentação que mostram a resposta imediata de quem está ali presente. Acredito que essa experiência do ao vivo acaba sendo impulsionada quando se tem músicas novas. São como energias que se retroalimentam. Então é natural que surjam músicas nessa retomada", comenta Sérgio Cassiano (vocal e percussão) que forma o Mestre Ambrósio ao lado de Siba (vocal, guitarra e rabeca), Eder “O” Rocha (percussão), Helder Vasconcelos (fole de 8 baixos, percussão e coro), Mazinho Lima (baixo e coro) e Mauricio Bade (percussão e coro). “Ela é uma celebração do nosso reencontro", complementa Cassiano.

Crédito: José de Holanda

Enquanto a parte musical de "Pela Janela" teve a melodia guiada pelo universo do forró, mais particularmente do xote, a letra se ateve à uma poesia que fala de interações, percepções, subjetividades e de afeto – com um olhar que evidencia a força feminina. "É uma canção muito intensa nesse sentido poético. Ela guarda muita expressão em cada uma de suas frases", diz Sérgio. São esses versos carregados de encanto que geram sensações e sugerem imagens de corpos que flutuam. Esta foi a inspiração para a capa do single, assinada pelo coletivo audiovisual Fiteiro, que traz como símbolo central um abraço.

É na somatória da tradição da cultura nordestina rural com a originalidade que sempre coube ao Mestre Ambrósio – responsável, inclusive, por diferenciar a banda dos seus pares – que o grupo acerta em seu retorno fonográfico. "Pela Janela", agora, entra para o repertório dos shows do sexteto, que não entrega o que mira na próxima curva do caminho. Mas enquanto o ao vivo for a ponte para as novas músicas, haverá sempre a esperança de um novo single ou até mesmo um álbum. 

Ouça “Pela Janela” aqui

Ficha Técnica
Gravado por Mazinho Lima e Maurício Badé no Estúdio Tamarineira e mais Siba em Gravações Pixilinga e Hélder Vasconcelos no Estúdio Terreiro.
Mixado por Bruno Buarque no Estúdio Minduca 
Masterizado por Leonardo Nakabayashi no Estúdio Banzai
Siba - guitarra e rabeca
Helder Vasconcelos - fole e ganzá
Eder "O " Rocha - zabumba
Sérgio Cassiano - vozes, triângulo, efeitos, lixa e surdo
Maurício Badé - agogô
Mazinho Lima - baixo, voz
Bruno Buarque - efeitos
Produzido por Maurício Badé e Mazinho Lima


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Angra anuncia pausa nas atividades mas presenteia fãs com turnê comemorativa

  A banda brasileira de power metal Angra surpreendeu os fãs ao anunciar uma pausa nas atividades após 11 anos de intensa dedicação. A notícia veio através das redes sociais, onde o grupo compartilhou um comunicado que surpreendeu os fãs. Antes do hiato, no entanto, os músicos prometem uma despedida especial: uma turnê comemorativa de 20 anos do clássico álbum Temple of Shadows, lançado em 2004. Foto: Daniel / @_daniel.cardoso_ Em sua nota, a banda expressou gratidão pelo apoio incondicional dos fãs ao longo de sua jornada e revelou que a pausa é necessária para recarregar energias e voltar ainda mais inspirada no futuro. Entre os últimos projetos antes do hiato, está o lançamento de um DVD acústico gravado na Ópera de Arame e a realização de uma turnê europeia entre outubro e novembro de 2024. A tão esperada turnê de despedida, "Interlude", ocorrerá entre o final de 2024 e março de 2025, trazendo os maiores sucessos da carreira do Angra. Ver essa foto no Instagram

Blast Party Brasil: O festival que vai parar Guarulhos

A Blast Party Brasil está chegando! No dia 27 de abril, o Espaço Inter em Garulhos , recebe um line-up completo de bandas e cantores nacionais e internacionais. O evento promete!   The  Seer, Verdan, Plutão Já Foi Planeta, Esteban Tavares, Replace + Mia, Agnes Romero, Ananda, Sleeper Signal + Amanda Gabel e os headliners The Calling que está em turnê pelo Brasil, com 18 shows agendados, e para fechar a noite Fresno com sua nova turnê “Eu Nunca Fui Embora”. Confira abaixo os horários e mapa do festival : A abertura dos portões está programada para às 13h e cá entre nós os copos oficiais estão lindos, uma ótima lembrança pra você levar para casa desse dia! Os ingressos estão disponíveis em  https://q2ingressos.com.br . Não vai perder né? Corre que ainda dá tempo! Para mais informações acesse  https://www.instagram.com/blastpartybr . :)

Angra entregou uma turnê acústica inesquecível

  A Unplugged Tour, que terminou no dia 1º de setembro em Santiago, Chile, trouxe uma nova roupagem para o som poderoso da banda. Com um formato acústico raro em sua trajetória, o Angra revisitou suas canções de forma intimista, emocionando fãs em cada cidade por onde passou. O show no Rio de Janeiro, realizado no Qualistage, foi um dos pontos altos da turnê, contando com participações especiais que tornaram a noite ainda mais memorável. Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por Angra (@angraofficial) Kiko Loureiro, ex-integrante do Megadeth e membro de longa data do Angra, fez um retorno triunfal aos palcos com a banda, emocionando o público carioca. O guitarrista, que havia se despedido do grupo no aclamado show no Rock in Rio de 2015, voltou para tocar quatro músicas emblemáticas: No Pain for the Dead, Holy Land, Lady Redemption e Rebirth. Sua presença gerou euforia tanto nos fãs antigos que já haviam assistido ao músico na formação original qua