As redes do Rock in Rio e do The Town (@rockinrio e @thetownfestival) recebem hoje o segundo episódio da série ‘Potências da Floresta’ – produzida em parceria com a plataforma Amazônia Vox. O conteúdo dá visibilidade aos trabalhos realizados pelas seis iniciativas beneficiadas pelo edital de R$ 2 milhões do movimento “Amazônia Live – Hoje e Sempre”, que tem patrocínio principal da Vale. Desta vez, o público poderá conhecer os quintais agroecológicos sustentáveis, do Instituto Amigos da Floresta Amazônica (Asflora), implementados nas casas de mulheres ribeirinhas da Ilha de Cotijuba, em Belém, no Pará.
O trabalho tem como objetivo contribuir com a conservação do meio ambiente e garantir segurança alimentar para grupo de famílias atendidas pelo projeto, ao mesmo tempo em que gera renda e promove o empoderamento feminino. Os quintais, antes desocupados, tornam-se espaços produtivos com técnicas de agroecologia que promovem harmonia entre a produção de alimentos e a preservação da natureza, valorizando o conhecimento e a biodiversidade locais – com plantio de cacau, o açaí e cupuaçu, entre outras árvores nativas da região.
O Asflora já atua nas comunidades locais desde 2022, mas este ano o projeto de quintais agroflorestais ganhou vida, com foco em quatro comunidades: Pedra Branca, Seringal, Poção e Vai Quem Quer. “A proposta surgiu com o desejo de fortalecer o papel das mulheres na produção agroecológica, promovendo o plantio e a preservação de quintais por meio da implantação de sistemas agroflorestais. Mais do que plantar, o projeto busca mostrar que é possível gerar renda com a agricultura de forma sustentável, mantendo a floresta em pé e fortalecendo a autonomia das mulheres envolvidas”, explica Josiane Mattos, diretora social e de comunicação do Instituto.
Além dos plantios, o projeto realiza oficinas e formações práticas em temas como produção de mudas, agrofloresta, gestão financeira, criação de animais (como abelhas sem ferrão e frangos), gestão de resíduos sólidos e educação ambiental. Uma ação importante tem sido o apoio com a compra de hortaliças produzidas por essas mulheres, como forma de incentivar a geração de renda desde o início.
"Hoje, 10 famílias são diretamente beneficiadas pelo projeto. Foi graças ao edital que conseguimos estruturar as ações, comprar insumos, mudas, materiais e unir as comunidades e reforçar o propósito de cuidar da terra, além gerar renda e preservar as áreas plantadas na ilha – que hoje tem uma problemática imensa em relação ao desmatamento constante por novos moradores”, conclui Mattos.
Pela preservação da floresta: shows e legado
Amazônia Live – Hoje e Sempre é um movimento promovido por Rock in Rio e The Town, com o objetivo de chamar a atenção para a necessidade de preservar a floresta em pé e contribuir para o desafio global de reduzir as emissões de carbono. O projeto conta com um especial de TV, transmitido diretamente do Rio Guamá, com shows de Mariah Carey e as divas paraenses – Dona Onete, Joelma, Gaby Amarantos e Zaynara –, no dia 17 de setembro. O Grande Encontro Por Um Mundo Melhor acontece no dia 20 de setembro, com a proposta de mobilizar a população local a favor da floresta. Quem comanda a festa é a headliner Ivete Sangalo, que contará com os reforços da rainha do tecnomelody, Viviane Batidão, e da Lambateria Baile Show, convidando Lia Sophia.
Os bastidores desses dois espetáculos icônicos na região estão sendo documentados para produção de um documentário. Amazônia Live – Hoje e Sempre também contempla um edital no valor de R$ 2 milhões, com patrocínio da Vale. Já estão sendo beneficiadas seis iniciativas na região metropolitana de Belém, focadas no desenvolvimento de ações envolvendo a promoção dos direitos das mulheres, geração de renda, conservação da natureza, turismo de base comunitária, agroecologia, reciclagem e valorização da cultura tradicional.
Dentre os mais de 100 inscritos, foram selecionados: Instituto Peabiru; Instituto Amigos da Floresta Amazônica (Asflora), Associação de Apoio à Economia Popular da Amazônia - AmazonCred; Associação da Comunidade Quilombola Sítio Cupuaçu/Boa Vista (ASCOMQUISC); Associação dos Recicladores e Recicladoras de Ananindeua (ARECICLANANIN); e Cooperação da Juventude Amazônida para o Desenvolvimento Sustentável.
Sobre a série ‘Potências da Floresta’
Dividida em seis episódios, ‘Potências da Floresta’ é produzida em parceria com a Amazônia Vox, uma iniciativa de jornalismo independente baseada em Belém, com atuação nos nove estados da Amazônia e que opera 100% com profissionais locais. “Ficamos muito felizes com o convite para cocriar este conteúdo com as equipes de Rock in Rio e The Town, gerando conexão e aprendizado mútuos. A gente sabe e reconhece que temos muitos problemas. É importante que eles sejam mostrados, mas é importante também dar visibilidade às iniciativas locais que dão respostas a esses desafios. Assim, provamos que a solução não precisa vir de fora. É preciso conhecer, reconhecer e valorizar, apoiando as iniciativas que já estão fazendo muito pelo território, com vozes locais, com comunidades dos próprios territórios, nas localidades onde elas vivem e atuam”, acredita Daniel Nardin, coordenador geral do Amazônia Vox.
“Estamos trabalhando com muito carinho, muita responsabilidade e muito cuidado para dar visibilidade e contar um pouco dessas histórias, que são apenas algumas de muitas que estão espalhadas por toda a Amazônia Legal”, conclui. Para assistir ao primeiro episódio, basta acessar os perfis de Rock in Rio e The Town nas redes sociais: @rockinrio e @thetownfestival.
0 Comentários